Buraco ou Biriba

Buraco ou Biriba

Participantes:

De 2 a 6 jogadores, sendo possível formar grupos (ex: com 6 jogadores pode-se formar 3 duplas ou 2 trinas de jogadores).

Baralho:

2 baralhos inteiros (104 cartas), com 2 Joker's.

  • Joker = 20 pontos
  • Ás = 15 pontos
  • 2 (também usado como Joker) = 10 pontos
  • 8, 9, 10, J, Q, K = 10 pontos
  • 3, 4, 5, 6 e 7 = 5 pontos

Objetivo:

Fazer o maior número de pontos possível, individualmente ou em duplas, até atingir a pontuação máxima. A pontuação máxima é definida antes do início do jogo. Normalmente joga-se com a pontuação de 2000.

O jogo:

Antes do início da partida, deve-se decidir por voto ou sorte, quais serão as duplas ou trinas (se houver jogadores suficientes para tal), e quem será o carteador.

Após definição, o carteador deverá embaralhar as cartas e permitir ao jogador à sua direita fazer o corte do baralho.

Após corte, o carteador deverá distribuir, uma a uma, as cartas, em sentido do relógio, até totalizar 11 cartas para cada jogador. Enquanto o carteador distribui as cartas, o jogador à sua esquerda deverá separar 22 cartas, sendo dois montes de 11 cartas cada, com as faces voltadas para baixo. Esses dois montes são chamados de “morto”.

As cartas que sobraram ao término da distribuição deverão ficar ao centro da mesa, com a face voltada para baixo. Essas cartas recebem o nome de “monte de compras”.

Iniciando a partida, o primeiro jogador, e somente o primeiro jogador, poderá, em sua primeira rodada, comprar uma carta e, caso ela não seja útil para seu jogo, descartá-la e comprar uma segunda carta. As cartas descartadas devem ficar ao lado do monte de compras e recebem o nome de “lixo”.

Após a primeira jogada do primeiro jogador, as rodadas seguem um padrão:

Os jogadores seguintes, ordenadamente, decidem se vão pegar a carta do topo do monte de compras, ou se pegarão a carta do lixo. Caso escolham pegar a carta do lixo, deverão pegar todas as cartas que lá estiverem.

Após a compra da carta (ou recolhimento do lixo), o jogador poderá abaixar jogos. Os jogos devem ser abaixados sempre no mínimo com 3 cartas e no máximo 6 cartas, todas em sequência, e do mesmo naipe, com as faces voltadas para cima. Os jogos baixados podem ser utilizados para complementar jogos já presentes na mesa.

Quando um jogo começar por um ás, o jogador poderá continuar a adicionar cartas no jogo, em sequência. Caso o jogo termine com um ás (ex: Q, K, Ás), esse jogo fica trancado e não é mais possível adicionar cartas ao jogo.

Quando um jogo tem mais de 6 cartas, é chamado de “canastra”.

As canastras:

Há dois tipos de canastras, as chamadas simples (ou sujas) e as reais.

Os jogos que contiverem mais de 7 cartas do mesmo naipe e em sequência e não tiverem um joker no meio, são chamadas de canastras reais. Se houver algum joker, são chamadas de canastras simples ou sujas.

Canastra Real:

3,4,5,6,7,8,9

Canastra Simples ou Suja:

3,4,5,2,7,8,9

Uma canastra simples, como no exemplo, pode se tornar uma canastra real, se for abaixado por algum jogador proprietário do jogo as cartas 6, 10 e valete do mesmo naipe, e se o 2 for do mesmo naipe da sequência. Se isso for feito, o jogo ficará: 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, valete (note que o 2 foi deslocado para o início do jogo, deixando de ter o valor de joker).

Ex: 2,3,4,5,6,7,8,9,10,Valete

Exepção: Um jogo com dois ou mais joker's, mesmo que tenha mais de 7 cartas, deixa de ser uma canastra.

Tripas ou lavadeiras:

São jogos formados por cartas iguais, mas de naipes diferentes (ex: 6 de paus, 6 de copas, 6 de ouros). As tripas podem chegar a se tornar uma canastra real (caso não haja coringas) ou canastras sujas (caso haja coringas). Para cada tripa que se torne canastra, é adicionado um bônus de 1000 pontos.

O parceiro do jogador de já abaixou algum jogo poderá abaixar mais jogos para complementar os já existentes do seu parceiro.

Assim que algum jogador não tiver mais cartas na mão, pegará um morto*.

Quando os dois jogadores da m

O morto:

Cada dupla tem direito a apenas um morto.

Caso o jogador que pegou o morto não tenha ainda descartado uma carta, pode prosseguir abaixando mais jogos ou simplesmente descartar uma carta.esma dupla não tiverem mais cartas na mão e não houver mais morto, o jogo se encerra e inicia-se a contagem dos pontos.

Os pontos:

A contagem de pontos prossegue da seguinte maneira:

  • Batida = 100 pontos
  • Cada canastra real = 200 pontos
  • Cada canastra simples ou suja = 100 pontos
  • Canastra formada apenas por joker's = 1000 pontos

Todas as cartas usadas nos jogos deverão ser reunidas para contagem, conforme Valor informado acima.

Todas as cartas remanescentes das mãos dos jogadores deverão ser somadas e subtraídas da pontuação total.

Se uma dupla não conseguiu pegar o morto, perde 100 pontos.

O jogo continua até que alguma dupla faça o mínimo de pontos estipulado no início da partida.

Regras adicionais:

Caso acabem as cartas do monte de compras, um morto deve ser utilizado para compor o monte de compras.

Se houver apenas uma carta no lixo, um jogador com apenas uma carta na mão não poderá pegar a carta do lixo.

Caso não haja mais cartas no monte de compras e não haja mais morto para reposição, o jogador que comprou a última carta do monte de compras deverá descartar uma carta e o próximo jogador pode pegar as cartas do lixo para fazer mais jogos. Após esse passo, o jogo se encerra.

Caso uma dupla tenha pego um morto e algum jogador da dupla adversária não tiver mais cartas na mão, este poderá esperar uma rodada antes de pegar o morto para verificar se a dupla adversária irá bater o jogo ou não, assim evitando subtrair os pontos das cartas somadas e perdendo apenas 100 pontos por não ter pego o morto.