Freecell

Freecell

Participantes:

1 jogador.

Baralho:

2 baralhos, sem os joker's.

Valor:

As cartas não tem valores.

Objetivo:

Organizar todas as cartas em ordem em 4 colunas separadas.

O jogo:

Embaralhe as cartas e distribua-as em 8 colunas, sendo as 4 primeiras com 7 cartas e as 4 últimas com 6 cada. Disponha as cartas de modo a conseguir ver o valor e o naipe de cada uma.

Utiliza-se o espaço livre acima das 4 primeiras colunas para permutação de posição de cartas e as 4 últimas colunas para armazenamento dos conjuntos formados.

O jogador pode, se quiser, utilizar os 4 espaços de permutação para armazenar cartas que estiverem atrapalhando o jogo, armazenando no máximo 4 cartas.

Assim como no jogo Paciência, o jogador pode colocar uma carta abaixo de outra, contanto que a carta a ser colocada seja de um valor inferior à carta base, e de naipe de cor diferente (ouros e copas são vermelhas e espadas e paus são pretas).

Condições para trocas de posição das cartas:

Caso o jogador queira permutar apenas uma carta de lugar, pode fazê-la à vontade.

Caso a quantidade de cartas a serem permutadas sejam maiores do que um, deve-se verificar a quantidade de espaços para permutação estão livres. Pode-se mover sempre o número de espaços para permutação livres mais um (ex: com os 4 espaços de permutação livres, pode-se mover 5 cartas).

Assim que algum ás ficar livre (sem nenhuma carta cobrindo-o), este deve ser colocado em uma das colunas disponíveis acima das 4 últimas colunas de cartas. Se já houver um ás, a carta 2, do mesmo naipe que o ás, deverá ser colocada sobre o ás, e assim por diante, até que todas as cartas tenham sido colocadas sobre as 4 últimas colunas.

O vencedor:

Por ser um jogo solitário só há 1 vencedor.