Poker

Ranking de Jogadas

1 - Sequência Real (Royal Straight Flush)

São 5 cartas seguidas do mesmo naipe até ao As.

Combinações Possíveis: 4

2 - Sequência de naipe (Straight Flush)

São 5 cartas seguidas do mesmo naipe que não seja até ao As.

Combinações Possíveis: 36

3 - Quadra (Four of a kind)

São 4 cartas iguais.

Combinações Possíveis: 624

4 - Full House (Full House)

São 3 cartas iguais, mais um par.

Combinações Possíveis: 3.744

5 - Naipe (Flush)

São 5 cartas do mesmo naipe sem ser seguidas.

Combinações Possíveis: 5.108

6 - Sequência (Straight)

São 5 cartas seguidas de naipes diferentes.

Combinações Possíveis: 10.200

7 - Trinca (Three of a kind)

São 3 cartas iguais mais duas cartas diferentes.

Combinações Possíveis: 54.912

8 - Dois Pares (Two Pairs)

São 2 pares de cartas.

Combinações Possíveis: 123.552

9 - Par (One Pair)

São 2 cartas iguais e três diferentes.

Combinações Possíveis: 1.098.240

10 - A Carta mais elevada (No Pair)

Ganha quem tiver a cartas mais alta.

Combinações Possíveis: 1.302.540

O jogo:

A partida de Poker desenrola-se no sentido dos ponteiros do relógio. Cada jogador começa a partida com um montante chamado “Cave”.

Os dois jogadores sentados à esquerda do distribuidor são obrigados a depositar, cada um, uma aposta predefinida chamada “blind”.

No desenrolar do jogo haverão várias opções para continuar/desistir de jogar:

  • Fazer Check /Passar (to check) = Não apostar mas continuar no jogo. É possível se ninguém apostou antes (aberto)
  • Apostar/ Abrir: Ser o primeiro a apostar
  • Ir a jogo (to call) = Apostar o mesmo montante que o jogador que abriu para se manter na partida.
  • Subir/Repicar (to raise) = Apostar mais do que a última aposta
  • Contra-repicar (to re-raise) = Aumentar a aposta que acabou de ser aumentada
  • Passar/Desistir (to fold) = Abandonar a partida e deixar o dinheiro que apostou nas rodadas anteriores no POT.

Cada rodada acaba quando todos os jogadores que ficam no jogo apostaram o mesmo montante.

Se nenhum dos outros jogadores assistir ou for a jogo ou repicar a sua aposta, ganhará o POT (o total das apostas). Poderá então mostrar ou não as suas cartas aos outros jogadores.

Se vários jogadores ainda estiverem no jogo no final da última rodada, as mãos são comparadas e o vencedor da partida de Poker é o jogador que detiver a mão de maior valor: a melhor combinação de 5 cartas entre as 7 cartas que possui (5 cartas descobertas e 2 cartas tapadas).

A partida fica então terminada e o botão passa para o jogador seguinte (no sentido dos ponteiros do relógio). E começa assim uma nova partida de Poker.

Os tipos de poker são:

  • O Hold’em : A variante mais famosa

Cada jogador recebe 2 cartas que os outros jogadores não podem ver (cartas ditas “tapadas”). 5 Cartas visíveis a todos (“descobertas”) serão dispostas no centro da mesa progressivamente durante a jogada. Cada jogador faz a sua melhor mão combinando as suas duas cartas tapadas com as cartas descobertas. Para ganhar deve deter a maior combinação de 5 cartas entre as 7 que dispõe.

 

  • Omaha

Nesta variante de Poker, cada jogador recebe 4 cartas tapadas em vez de 2! Para ganhar, deverá obter a melhor combinação de 5 cartas, feita com 2 cartas tapadas e 3 cartas descobertas. Como cada jogador recebe 4 cartas tapadas em vez de 2, como acontece no Holdem, as mãos vencedoras são normalmente melhores no Omaha.

  • Stud de 7 cartas (Seven Card Stud)

Ao contrário do que acontece no Omaha e Hold’em, as cartas descobertas (visíveis a todos) são próprias de cada jogador que recebe durante a partida as suas próprias cartas posicionadas à sua frente. Cada jogador recebe primeiro 3 cartas (2 tapadas e uma descoberta). Depois da primeira rodada de apostas, uma quarta carta descoberta é distribuída a cada um dos jogadores que continuam na partida. Nas duas rodadas de apostas seguintes, cada jogador receberá mais 2 novas cartas descobertas. Por fim, na quarta e última rodada de apostas, cada jogador recebe uma última carta fechada (não descoberta). Se continuar até à última rodada de apostas, receberá então no Stud de 7, 3 cartas tapadas e 4 cartas descobertas. Para ganhar deve deter a combinação de maior valor de 5 cartas entre as 7 que dispõe.

As cartas:

  • Objectivo do Texas Holdem

Para ganhar no Texas Holdem tem duas opções : deter a melhor mão ou confundir os seus adversários, induzindo-os a passar a jogada, convencidos de que detém a melhor mão.

Cada jogador forma a sua mão combinando as suas 2 cartas tapadas (que só ele pode ver) e as 5 cartas descobertas (visíveis a todos e dispostas progressivamente no meio da mesa). A melhor mão no Texas Holdem é a melhor combinação de 5 cartas entre as 7 de que cada jogador dispõe.

  • Texas Holdem Poker : O princípio da partida

A partida de Texas Holdem desenrola-se no sentido dos ponteiros do relógio. Cada jogador começa a partida com um montante chamado “Cave”. O distribuidor da mesa (dealer) é assinalado por um “ botão “ com um “D”. Cada jogador recebe 2 cartas que só ele pode ver (cartas ditas “tapadas”). Finda a partida, o botão passa para o próximo jogador no sentido dos ponteiros do relógio.

Os dois jogadores sentados à esquerda do distribuidor depositam cada um, uma aposta chamada “blind” ou “casadela”. Qual a sua utilidade? Estas apostas forçadas incentivam as apostas obrigando dois jogadores a apostar. Existe uma pequena casadela (“small blind”) e uma grande casadela (“big blind”). Cada jogador recebe então 2 cartas e a partida começa quando o jogador sentado à esquerda daquele que colocou a “big blind” exprime a sua opção de jogo.

  • Texas Holdem Poker : First Round of Betting (A primeira ronda de apostas)

Cada jogador pode de seguida optar entre: ir a jogo (“call”), repicar (“raise”) ou passar (“fold”). Se ninguém repicar, aquele que depositou a “small blind” já apostou metade do montante requerido para continuar no jogo e ver mais cartas. O que depositou a “big blind” já apostou o montante requerido para ficar no jogo e ver outras cartas, mas ainda pode repicar o montante. Se houver um “raise”, um aumento do montante da aposta, o jogador seguinte tem a opção de contra-repicar mais uma vez, “re-raise”, ir a jogo ou passar. As cartas de cada jogador que passa a sua vez são retiradas da mesa (“muck”).

  • Texas Holdem Poker : o Flop

São colocadas 3 cartas com a face visível no centro da mesa. Os jogadores que ainda estão na partida (aqueles que não passaram) combinam estas cartas com as suas 2 cartas para formar a combinação mais forte possível. Então começa a segunda ronda de apostas. Cada jogador terá de novo a escolha entre repicar, ir a jogo ou passar. Se ainda nenhum jogador apostou, há ainda uma quarta possibilidade: o “check” que permite continuar a jogar sem uma nova aposta.

  • Texas Holdem Poker : a Turn

Uma quarta carta (chamada “the turn”) é colocada descoberta ao lado da flop. E segue-se novamente o mesmo princípio: deve tentar com as 4 cartas da mesa e as suas 2 cartas iniciais fazer a combinação de maior valor possível. Uma terceira rodada de apostas é iniciada, seguindo exactamente o mesmo princípio do Flop.

  • Texas Holdem Poker : a River

Uma quinta e última carta (chamada “the river”) é descoberta e a quarta rodada de apostas começa. Pode novamente repicar, ir a jogo ou passar. Se no final da rodada, vários jogadores chegaram ao mesmo nível de apostas, as cartas são viradas e o vencedor é o que tem a melhor combinação. Este recebe o POT (o conjunto das apostas da partida). Se vários jogadores têm a mesma combinação, o POT é dividido entre eles. Se um jogador for o único a repicar a aposta e ninguém o acompanhar, ele ganha o POT sem ter que mostrar o seu jogo.

A partida termina nesse momento, o botão de distribuidor passa ao jogador seguinte e começa uma nova partida de Texas Holdem Poker.